quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Agenda




Agenda de Atividades

Como Participar:

A participação no Via Zen Zürich é aberta a todas as pessoas interessadas, sem distinções de qualquer natureza.
- Sugerimos que pessoas sem experiência prévia em práticas meditativas façam contato antecipadamente, a fim de receberem orientações específicas sobre os nossos métodos de Prática: - 076.492.6182 ou viazenzurich@gmail.com

- Informações gerais sobre as atividades podem ser lidas ao final da Agenda.

Nota: Nossas ações não têm intenção de lucro. Exceto quando houver referência explícita, a participação nas nossas atividades ocorre através de doação financeira voluntária, na prática da Generosidade (Dana), com vistas a auxiliar na manutenção do Local de Prática e como manifestação de gratidão à possibilidade de partilha do Aprendizado e dos Ensinamentos. 










Informações Gerais sobre as Atividades

Zazen – Meditação estilo Zen, postura sentada – em almofada, banquinho ou cadeira.

Kinhin – Meditação estilo Zen, caminhando lentamente, em sincronia com a respiração.

Cerimônia de Kuyô - Cerimônia de dedicação dos méritos de nossas práticas e orações, em benefício de pessoas, animais ou outros seres sencientes, vivos ou falecidos, com saúde, doentes ou em sofrimento. Caso queira dedicar a Cerimônia a alguém, basta enviar os nomes para viazenzurich@gmail.com, informando se é vivo ou falecido.

Zazenkai - Um Retiro Zen tradicional é uma prática de introspecção e observação profunda do Si mesmo. Em um Zazenkai (Retiro de um dia), praticamos o Nobre Silêncio – falando somente o mínimo indispensável durante as atividades em conjunto. Ao longo do dia, fazemos vários períodos de meditação sentada (Zazen) e caminhando (Kinhin), serviços em plena atenção (Samu), refeição formal (Oryoki) e serviços religiosos de leitura de Sutras. Também partilhamos os ensinamentos budistas para a vida cotidiana (Darma) e nossas experiências individuais (método Council). Um Zazenkai é uma excelente oportunidade para aprofundarmos nossa Prática, na medida em que nos engajamos em silêncio e concentração. Para uma participação mais proveitosa, é aconselhável alguma experiência prévia em meditação (não necessariamente no estilo Zen).

2 comentários:

Anônimo disse...

Queridos Jorge Koho e Marge Daien,

O Oryoki foi uma experiência maravilhosa. Desde o preparo até a última gotinha da água pura - uma viagem ao vasto mundo dos sentidos.

Muito carinho e gratidão
Lu

PS: acabei de postar um singelo relato sobre o Oryoki no blog http://ludelistri.wordpress.com

Unknown disse...

Recebido de nossa amiga Monica Stoll, participante na última Prática de Oryoki:
"Ontem de manhã contei para uma amiga Suíça como foi a cerimonia Oryoki, seus rituais, os preparativos, as comidas... Fiquei surpresa pelo fato de conseguir me lembrar com clareza de tantos detalhes: táteis - durante o preparo dos alimentos, ao manusear os apetrechos para a refeição; visuais - a harmonia nas cores dos alimentos, na simetria da ordem dos apetrechos para a
refeição; auditivos - as palavras explicativas dos monjes Koho e Daien, os momentos de silencio; gustativos - hmmmm...
Percebi, mais uma vez, como é importante e prazeiroso nos dedicarmos com toda a atenção (e respeito!) a atividades que normalmente fazemos sem pensar, que se tornaram automatismos. Sim, requer tempo, mas porque não de vez em quando? Foram apenas 2-3 horas, mas fico relembrando como se fossem boas memórias de férias... E, embora tenha consumido uma quantidade relativamente pequena de alimentos, voltei para casa feliz e saciada! Obrigada Marge Daien e Jorge Koho"